Como está a ajudar a Cáritas Portuguesa?
Com a campanha iniciada a 2 de março até 30 de março e outras iniciativas que continuam a decorrer, a Cáritas Portuguesa angariou um total de 751.607,33€. Esta verba angariada tem vindo a ser aplicada na resposta a três necessidades identificadas desde o inicio da invasão da Ucrânia:
1 – Apoio à população na Ucrânia;
2 – Apoio aos deslocados e refugiados nos países de fronteira
3 – Resposta às vitimas da guerra acolhidas em Portugal.
A rede internacional Cáritas acompanha e dá resposta aos milhares de deslocados internos e refugiados que procuram um abrigo seguro, tanto no oeste da Ucrânia quanto no exterior. Durante os últimos 2 anos, a Cáritas na Ucrânia e a Cáritas Spes, apoiaram 3.8 milhões de pessoas. Este apoio só é possível com o envolvimento de toda a rede e dos países vizinhos – Polónia, Roménia, Moldávia, República Checa, Eslováquia, Bulgária e Hungria.
Através da Caritas Internacionalis, a Cáritas Portuguesa está a contribuir para a resposta humanitária que oferece às vítimas da guerra e às famílias deslocadas diversos tipos de apoio e ajuda no locais onde vivem ou nos pontos de passagem. A situação de segurança não é estável, mas a Cáritas está a fazer esforços para manter na Ucrânia as suas operações de resposta humanitária.
A Cáritas e a Igreja estão entre as poucas organizações que permanecem dentro do país e no apoio direto à população ucraniana, através de uma presença e forma de atuação assente nas delegações e equipas locais, que permite que alcancemos inclusive áreas de conflito muito remotas.
Cáritas Ajuda a Ucrânia – Valores aplicados
A Cáritas Portuguesa assumiu o compromisso de contribuir para apoiar a população vítima da guerra na Ucrânia e nos países fronteiriços. Este valor permite reforçar uma estimativa de necessidades, inicialmente prevista pela Caritas Internationalis, de financiamento no valor de 50 milhões de euros até ao início de 2023. Atualmente, estão a ser apoiadas mais de 170 mil pessoas. A nível nacional, a Cáritas Portuguesa comprometeu-se com a disponibilização de 100 mil euros, a partir da campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia”, que está a ser aplicado através do programa nacional “Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.